A EB1/PE do Monte é, atualmente, a única escola pública do primeiro ciclo com pré-escolar da freguesia do Monte. É constituída por 120 alunos e 7 turmas, duas do pré-escolar e 5 do 1º ciclo. É uma escola relativamente pequena, pelo que conseguimos manter um ambiente educativo muito bom e de proximidade aos alunos e às famílias, sendo este um fator de atratividade da escola.

Temos uma equipa pedagógica que valoriza a inclusão e a integração sociais, as práticas ambientais e sustentáveis, a transformação digital no ensino e a participação democrática e ativa dos alunos e famílias de forma inclusiva e integradora, através das práticas educativas e projetos desenvolvidos. A equipa de profissionais pauta-se pelo trabalho colaborativo e põe ênfase na educação de qualidade e na diferenciação de oportunidades educativas desenvolvidas com os alunos e a comunidade.

A sua ação educativa tem-se baseado no desenvolvimento de vários projetos regionais, nacionais e internacionais, com bom desempenho e reconhecimento.

Os alunos da EB1/PE do Monte compreendem as idades entre os 3 a 11 anos, são oriundos principalmente da área escolar e têm boas expectativas em relação à escola e à aprendizagem. No entanto, há um grupo de alunos vindo de áreas distantes à escola, que a frequentam pelas condições, oferta educativa e pelas boas referências em educação que a escola possui no panorama regional.

A maioria dos alunos vem de famílias com razoáveis condições económicas e com um bom potencial de desenvolvimento pessoal e educativo, valorizando muito a escola e sentindo-se parte integrante da organização.

Temos ainda alguns alunos vindos de outros países, nomeadamente Ucrânia, Venezuela e Reino Unido, alunos estes que estão bem integrados e realizam as suas aprendizagens com sucesso.

Todos eles são alunos empenhados e trabalhadores e despertos para novos projetos e desafios, em especial os projetos Eramus+.

Por tudo isso, a candidatura e submissão do presente projeto Erasmus+ KA122 pela EB1/PE do Monte, intitulado: Dinâmicas digitais para ti - Currículo para a Educação Digital Inclusiva no Espaço Europeu, no ano letivo 2023/24, surgiu, primeiramente, da necessidade da nossa instituição de educação implementar um Plano Estratégico de Formação, que viesse colmatar algumas lacunas de formação dos seus profissionais, identificadas aquando da redação do Relatório de Autoavaliação da Escola, no passado ano letivo 2021/22.

Assim, com o intuito de reforçar a dimensão europeia do ensino e da aprendizagem, capacitar os profissionais e alunos para uma educação digital inclusiva, melhorar a qualidade da educação, a internacionalização e modernização do currículo dos alunos com uma visão mais europeísta, bem como reforçar a capacidade da escola para participar em intercâmbios e cooperações internacionais elaborámos o presente projeto em resposta às necessidades comprovadas e aos objetivos do atual Projeto Educativo da Escola, aumentando a motivação das crianças e professores para a excelência educativa, para uma aprendizagem diferenciada, inclusiva e significante, potenciando as capacidades individuais da comunidade escolar.

Assim, o projeto Erasmus+ KA122: Dinâmicas digitais para ti - Currículo para a Educação Digital Inclusiva no Espaço Europeu foi desenvolvido recorrendo unicamente a um parceiro europeu, que encontrámos, através da plataforma School Education Gateway, aquando da nossa pesquisa de instituições e parceiros que pudessem promover cursos estruturados que viessem colmatar as necessidades e lacunas de formação da instituição educativa e dos seus profissionais, tendo sempre em vista potenciar as aprendizagens dos alunos e atingir o objetivo traçado de transformação digital nas práticas educativas da escola.

Desta feita, depois de analisarmos meticulosamente os cursos disponíveis naquela plataforma online, optámos pelos módulos de formação da Kaunas Biennial. A Kaunas Biennial é uma organização não governamental sem fins lucrativos, que trabalha em colaboração com a Faculdade de Artes Universitárias Vytautas Magnus, em Kaunas – Lituânia - no campo da pesquisa social, cultural e educacional. Este Instituto coopera com organizações educativas em toda a Europa, promovendo formação em serviço (IST) para educadores/professores nos domínios da utilização das Tecnologias de Informação e Comunicação e da literacia digital, do património cultural, da internacionalização curricular, comunicação efetiva e inclusão social.

Os programas dos cursos estruturados foram desenvolvidos por equipas internacionais e cumpriram as políticas da DG EAC sobre a Europa Criativa e o Programa Erasmus +. A Kaunas Biennial oferece cinco módulos de formação de educadores/professores que estão intimamente relacionados com a educação, a cultura e as artes, a inclusão social e a transformação digital do ensino e fornecem configurações enriquecedoras em função dos participantes e das suas motivações.

Esta ONG oferece ainda serviços culturais e educativos para indivíduos, organizações e instituições com foco na aprendizagem ao longo da vida desde 1997.

A organização promove projetos educacionais e culturais multinacionais, organiza festivais nacionais e internacionais, debates, seminários, conferências, acampamentos criativos e outros eventos relacionados com a educação, a formação e o emprego.

Os cursos estruturados frequentados pelos nossos agentes educativos proporcionaram configurações inovadoras e diferenciadas sobre a internacionalização do currículo, o património cultural dinâmico no contexto europeu e na era da globalização digital, melhorando as competências dos participantes na implementação e cooperação em projeto internacionais, no redesenho do currículo dos alunos e na oportunidade de desenvolvimento pessoal e profissional.

A metodologia dos cursos frequentados pelos participantes da escola foi diferenciada, baseada essencialmente nos conceitos de Outdoor Learning e do Learning Through Experience. Desta forma os participantes não só melhoraram/desenvolveram as suas competências pessoais e profissionais, como também as capacidades interpretativas do contexto sociocultural em que se realizaram as formações e ainda receberam materiais de apoio e trabalho para usarem com os alunos.

Os temas e assuntos teóricos foram explicados/tratados de forma clara e trabalhados pela reflexão conjunta de todos os participantes, através de exemplos reais ou através de atividades de Outdoor Learning, nas visitas de estudo e sítios que foram visitando.

Destaque-se ainda o booklet que recebemos em formato digital e físico, com o plano de trabalho e os conteúdos teóricos a abordar. Este manual tinha o plano e organização de todas as sessões do curso, os conteúdos a explorar, as reflexões teóricas dos temas e ainda um conjunto de ferramentas e materiais de aplicabilidade das aprendizagens.

A organização/estrutura dos cursos também foi muito bem equilibrada, pautando-se por incluir atividades de explicação teórica e atividades práticas de Outdoor Learning e de Learning Through Experience, em sítios e com pessoas fantásticos.

 Em todas as sessões existiram tempos de reflexão coletiva, contextualizações teóricas e históricas, produção de trabalhos individuais, momentos de apresentação de pontos de vista e opiniões, partilha de experiências e boas práticas, divulgação de trabalhos sobre os temas abordados e ainda a publicação de reflexões/avaliações das aprendizagens diárias na plataforma online Padlet, geminada com o Twinspace do curso.

https://school-education.ec.europa.eu/en/etwinning/projects/digital-dynamic-cultural-dialogue/twinspace/pages - Digital Dynamic, Cultural Dialogue

https://school-education.ec.europa.eu/en/etwinning/projects/teachers-first/twinspace/pages - Teachers First!

 

Crie seu próprio site com Webador